Terça-feira, depois de arrancar duas folhas do caderno de matemática de Davi, pra que todos entendêssemos melhor os problemas por ali (e pasmem: ele não reclamou!), comecei a brincar com objetos e cores, adesivos e lápis de cor, pra que tudo ficasse dentro das margens e dos quadriculados…ele adorou!
Pois é…resolvi que a solução é transformar tudo (ou quase tudo) em brincadeira, aprendizado e até… em posts no repórter mãe. O “causo” da semana é que montei um “escritório” pra cada um. Íris voltou a ter sua mesinha de estudos no quarto – não dá pra ficar estudando na mesa da sala, enquanto Caio quer assistir a um desenho ou fazer barulho com algum brinquedo e Davi se desconcentra. Pra eles, montei na varanda um lugarzinho bem legal: as gavetas, que guardavam sapatos, passaram a ter massinha de modelar, legos, carimbos, lápis e papel. A mesinha – que hora está por lá, e hora em qualquer canto da casa – ainda dá pra os dois e, quando Caio cansa de riscar e rabiscar, vai brincar no tapete de borracha, com o cavalinho e um tantão de coisas… Daí, quando Davi precisa de um lugar mais sossegado vai estudar no quarto, onde virei duas torres de estantes e transformei em bancadas, na medida certa, tanto pra decoração quanto pra um ambiente utilitário.
Pronto, os primeiros passos foram dados e funcionou! Hoje, enquanto Davi pesquisava sobre a alimentação de alguns animais, Caio ajudou trazendo suas, zebras, girafas e elefantes… Semana que vem tenho reunião e vou saber o que a professora está achando dessa nova tentativa de evolução. O final de semana também nos reserva novidades: depois da seção de hoje sobre Aprender & Brincar teremos também um campeonato de futebol de botão muito esperado nesses últimos dias – não pelos filhos, mas pelo pai e pelo tio. Daniel e Fabiano voltaram ao campo da infância, resgataram os botões com mais de 25 anos de história e marcaram um duelo para o domingo. Garanto que o sábado vai ser de concentração e eu, de repórter mãe, vou colocar em prática a idéia de sempre trazer para o Blog um pouquinho dessas brincadeiras e brinquedos populares que temos orgulho em reapresentar à nossa nova geração.
Oi Ana! Estou super em falta com meus textos… Pra variar adorei o seu. E, nestes dias de chuva incessante, temos que criar ambientes bem legais dentro de casa para atender aos anseios dos pequenos por diversão, não e?Vamos promover mais encontros. O enrique se deu muito bem com o Caio – coisa um pouco rara nesta fase do “é minha”! ;-)beijo
CurtirCurtir
Gostei da idéia em ensinar e brincar… Nada mais legal que fazer isso mesmo…Adorei a idéias dos móveis… Tem mais é que criar idéias mesmo…Beijos!!!E quero saber tudo do campeonato de futebol de botão, meu irmão ama…Bom final de semana!!! : )
CurtirCurtir
Ana Inês,a sua participação na vida das crianças é digna de elogios e deve servir de exemplo.As maravilhosas vivências que elas hoje estão experimentando com certeza lhes darão no futuro frutos sádios.Um abração para todos, Tia Nilzinha
CurtirCurtir
Ana, vim retribuir a visita e encontrei um blog super legal! Volto sempre!Brincar é muito gostoso, né? Aprender brincando então, muito mais legal!Beijos!
CurtirCurtir
Ana, está idéia de criar um ambiente de estudo é super válida. Eles vendo você se dedicar à isso, perceberão a necessidade de estudar, ler, enfim, a responsabilidade de iniciar as tarefas escolares sozinhos. Como diz minha mãe, desde criança que se torce o pepino. Beijus
CurtirCurtir