Natal participativo: decoração criativa, cozinha e solidariedade

A magia do Natal, como o sorriso de uma criança feliz é irradiante. Melhor ainda, quando fazemos desta uma festa colaborativa – com a ajuda de quem irá participar. A ideia  também inclui as crianças pequeninas no momento de decoração da casa, produção da ceia e, até mesmo, na troca de presentes ou cartões natalinos. Veja três dicas Práticas, para ter momentos inesquecíveis neste natal:

DECORAÇÂO: simples e criativa


O colorido dos desenhos infantis pode dar vida e um charme especial na decoração

Independente dos costumes e da época do ano, preparar a casa para um momento especial é uma tarefa animadora. Esta satisfação é facilmente passada aos pequeninos com um pedido de ajuda para as tarefas mais simples, como escolher flores para decorar o ambiente. No caso das festas de fim de ano, colocar enfeites numa árvore, pendurar guirlandas ou simplesmente acompanhar o momento luz de ver a casa com algum objeto simbólico diferente do habitual, já é uma novidade. Uma ideia para os pequenos artistas, é cortar círculos de papel ou papelão para que façam desenhos coloridos. Em seguida, faça um furinho e amarre uma pequena fita. Aí está um enfeite criativo!

 NA COZINHA: tudo começa cedo


Ter uma mesa em sua homenagem, para que não precisem esperar o badalar da meia noite e possam aproveitar as delícias da festa é uma ótima ideia. Mas, as crianças não apenas são convidadas especiais, como também podem ajudar no preparo da Ceia. Este é um momento delicioso e elas não precisam ficar de fora. Para os pequeninos, o ritmo da festividade começa ainda nos preparativos, e eles podem ser feitos  alguns dias antes, como por exemplo, com a escolha de uma receita, ou mesmo a produção de quitutes que permitam armazenamento antes de serem servidos: biscoitos, bolos, panetones….basta se programar um pouquinho, para  a festa começar com a mão na massa. Uma receita deliciosa e simples de fazer com as crianças, mesmo no dia a festa, são as tradicionais rabanadas.


PRESENTES: Dar e receber


Mesmo com a tamanha espera pela chegada do Papai Noel, ou presentes da família, fazer com que as crianças participem desde cedo  de uma troca de presentes, ou cartões natalinos é muito importante. Elas também ficam felizes em dar atenção especial, mesmo com algo simples: um desenho, pequenas “lembrancinhas” ou cartões feitos à mão. Vale também , é claro, a doação daqueles brinquedos, livros, sapatos ou roupas a outras crianças que necessitam. O hábito de dar, além de receber é gratificante e enriquecedor para todas as idades.

Como cultivar o hábito voluntário de doar presentes?
Em todo o país, movimentos solidários de ajuda às crianças e famílias que necessitam de apoio cresce com a consciência da nova geração. Vale toda forma de atenção: da doação de cabelo às instituições de apoio às pessoas com Câncer, como fez Caio, aos 12 anos de idade; ou qualquer outros tipos de Campanhas voluntárias, como a Ação Social “Pés Dignos” criada por Nilo. Hoje aos 13 anos de idade, ele lembra como tudo começou:  em 2011, aos 7 anos, durante campanha para doação de brinquedos numa comunidade carente de Brasília, Nilo percebeu que as crianças que conhecia naquele momento andavam descalças por todos os lugares  …perguntou aos pais porque não poderia doar chinelos, além de brinquedos. Assim começou a Ação Social Pés Dignos que completa 6 anos e acaba de doar mais de 500 pares de chinelo para crianças de comunidades desfavorecidas do Distrito Federal.  As histórias são bonitas e inspiradoras. Cada um pode descobrir a melhor forma de presentear. Online, a ONG @padrinhonota10, dá dicas de como ajudar crianças de todo o país, com doações, apadrinhamento, trabalho voluntário ou adoção. Uma coisa é certa: não há época para quem quer ajudar…todo dia é dia. Alguns podem se tornar ainda mais especiais.

SERVIÇO:


Produtos feitos por mães empreendedoras do DF são ótimas opções para o Natal e todas as épocas. Vale conferir calendário de feiras  com mulheres empreendedoras em sua cidade. Fotos @dlmfotografia

Para Presentear:
No próximo sábado, dia 16, acontece a 2ª Feira Materna – organizada pelo Coletivo As Vizinhas (@coletivoasvizinhas) – Na 305 Sul, das 10 às 14h.
Clique aqui e conheça quem está à frente dos Negócios de Mãe na capital do país.

Crianças na Cozinha:
@cozinhadominichef: Oficinas de Férias com cardápio especial de Natal para ser feito por toda a família: Programação Completa e Inscrições pelo site http://www.cozinhadominichef.com.br. À venda também, kits MiniChef para que, nestas férias, os pequenos coloquem a mão na massa!

Arte e Decoração:
@brinquedosdepapelaobsb: ótima dica para uma brincadeira criativa, que vira enfeite de Natal: árvores de Natal e outros brinquedos de papelão para exercitar a criatividade em qualquer época do ano. Vale conferir! https://www.euamopapelaoexp.com.br/

 

Postos de Doação de Brinquedos em Brasília:


ABRACE – QE 25, Área Especial I, CAVE – Guará II . Para mais informações sobre doações, entre em contato com a Central de Doações pelo telefone 3212-6000 ou pelo e-mail centraldedoacoes@abrace.com.br

Casa de Ismael – Lar da Criança:
Conjunto G – W5 – Sgan 913 – Asa Norte, Brasília – DF, 70790-140 (61) 3272-4731

Aldeias Infantis:
SGAN 914, Conjunto F, Área Especial – 
Asa Norte – BrasíliaDF – Tel: 61-3272-3482

Creche Alecrim:
Quadra 1 conjunto 4 lote 1 – Setor de Oficinas, Estrutural-DF (próximo à Cia Toy)
Horário de funcionamento: 8h – 17h  (61) 9575-0755

Lista de Orfanatos e outras Instituições:
www.padrinhonota10.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s