Sopa de Letrinhas

DICAS DE LIVROS DELICIOSOS

ALEGRIA NA COZINHA:  LANCHES DIVERTIDOS – POR EVELYNE OFUGI

Sempre fui apaixonada por Bentôs – (refeições  preparadas com a minúcia da arte japonesa tradicionalmente acomodadas em lancheiras para adultos e crianças). Assim são ilustradas as páginas do Alegria na Cozinha, um livro de lanches divertidos preparado por Evelyne Ofugi com grande inspiração em seu filho Enzo. As 40 receitas publicadas  também fazem parte de seu dia a dia na Bentô Kids e na Cantina da Árvore, da escola Maria Motessori, em Brasília. Marca registrada de seu trabalho, são os pães de bichinhos, que também enchem de graça a capa do livro.

Fogãozinho – De Maria Stella Libanio Christo e seu filho, Frei BetTo

Um livro atemporal, de receitas simples para os lanches do dia a dia… e uma boa conversa com crianças que já percebem e refletem sobre os acontecimentos ao seu redor.
Escrito por mãe e filho (Maria Stella Libanio Christo e Frei Betto), com ilustrações de Regina Rennó; Fogãozinho é como uma máquina do tempo, que transporta os personagens e o próprio leitor às histórias que sempre terminam em uma boa receita.
O menino, João Limonada passeia por sua própria e, com os novos amigos, faz grandes descobertas…espuma de morangos, mouse de laranja, tomates recheados, sanduiche colorido, tabule, , quadradinhos gostosos e outras receitas.

CUlinária de todas as cores– POR  emma jane FROSt


200 receitas especiais para crianças, com produções do café da manhã , almoços caprichados, lanches rápidos, jantares saborosos e a perfeição dos pratos para um verdadeiro restaurante em casa.  Um livro lindo, com fotos e receitas apetitosas e variadas, com a dica especial de se convidar a criança para a cozinha. ” Ajudar n confecção dos pratos desperta a imaginação da criança e ela passa a ver o alimento como parte divertida de sua rotina”, afirma Emma em sua introdução.

GOURMETZINHO DO MIGUEL – POR  MICHELE NOGAMI


Diretamente do IG @gourmetzinhodomiguel, nas redes sociais, este é um livro de nutrição divertida para bebês, crianças e adolescentes…na verdade para toda a família. São 50 preparos, desde purês e papinhas a lanches escolares e um cardápio completo que pode até levar o toque especial do minichef da casa. Lá Miguel, aqui Nina e, em sua casa, imagine quem pode colocar a mão na massa!

O livro colorido e cheio de vida traz dicas úteis e nutritivas ao dia a dia.

Em viagem a Recife, compramos o nosso na livraria Imperatriz, mas você pode  receber o seu em sua casa. Envie um mail para a autora, Michele Nogami, mãe do Miguel: gourmetzinhodomiguel@hotmail.com

“RECEITAS MÁGICAS PRA CRIANÇAS ESPERTAS – POR MARIANA L. DE BRITO


Um convite a pais e filhos descobrirem o mundo mágico da Cozinha saudável. Escrito pela nutricionista Mariana Lopes de Brito, especialista em nutrição materno infantil, o livro tem 32 páginas e foi publicado pela editora GIOSTRI. Além das receitas, traz a história de uma menina que, depois de sua fase de resistência para experimentar novos sabores, se apaixona por cozinhar e muda o tempero de sua vida. Vale conhecer!

Mariana também é autora do livro Jogos de ensinar e atua no AMA NUTRIÇÃO,  espaço aberto à orientação nutricional e cursos com o objetivo de melhorar a alimentação familiar.  O espaço fica em Porto Alegre- RS.

 

PÃES: RECEITAS PARA CRIANÇAS- POR VÁRIOS AUTORES 


Das receitas francesas, italianas, irlandesas, australianas e bem brasileiras…a brincadeira é colocar a mão na massa, com preparos escolhidos e ilustrados especialmente para crianças.

Neste livro de 64 páginas deliciosas, editado pela USBORNE, com o trabalho de vários autores, o assunto são os Pães, em 25 receitas de sentir o cheirinho saído do forno. Desde as bolinhas de pão, aos brioches, pretzels, pães de centeio, integrais, focaccias…até pizzas!

 

RECEITINHAS DA LAILA – POR JUSSARA ZOTTMANN


Capa_Receitinhas da Laila_Franco Editora

“Laila começou a cozinhar com 3 anos. Trouxe a vontade e as primeiras receitas da escola.”
Sua mãe, a escritora e ilustradora Jussara Zottmann, fez um registro perfeito dessas descobertas com a publicação do Livro “Receitinhas da Laila”, editora Franco/2015. O livro de 28 páginas traz todas as receitas ilustradas, para os pequeninos que nem precisam de letras ou números escritos na hora de colocar a mão da massa e acertar o ponto. 

Recebemos o convite especial para o lançamento do livro. Fomos e adoramos! Conhecemos a Laila e até compramos mais outro exemplar, para um belo presente, que foi autografado e tudo, para uma amiguinha de Nina.

UM MUNDO DE RECEITAS – POR ABIGAIL JONSON DODGE


Como o próprio nome sugere, “um mundo de receitas” apresenta aos minichefs um pouquinho da cultura gastronômica dos quatro cantos do mundo!
Editado pela Publifolha, o livro traz mais de 50 receitas em 128 páginas ilustradas e cheias de curiosidades para novas descobertas da Cozinha Internacional para crianças.

Ótimo estimulo à diversidade de sabores!

JUJU NA COZINHA DO CARLOTA – POR CARLA PERNAMBUCO


Aberto com uma carta de apresentação da própria Juju, o livro foi escrito por sua mãe, a Chef Carla Pernambuco, proprietária do restaurante Carlota, em São Paulo. Com dicas simples e um passo a passo detalhado nos desenhos do ilustrador Pink Winer, as 80 páginas “manuscritas” registram desde as ferramentas de trabalho dos minichefs, aos cuidados e práticas para a higiene alimentar. As receitas são sinalizadas com as cores de um semáforo, para identificar o grau de dificuldade e ensinam desde “os ovos mexidos mais fáceis do mundo”, ao petit gateau de doce de leite e sonhos com goiabada.

“CULINÁRIA PARA MIÚDOS – PRATOS FAVORITOS DO MUNDO INTEIRO”


culinaria_para_miudos“Para nós, crianças, cozinhar não tem fronteiras!”. Este é o lema do livro “Culinária para miúdos – Pratos favoritos do Mundo inteiro”. Iniciativa do Unicef, a publicação reúne dicas de comidas saudáveis e divertidas para crianças. No livro, os truques do ofício são revelados desde cedo: utilizar ervas aromáticas, picar cebola, estender massa…

A SOPA DE PEDRA  & A GALINHA RUIVA


Esta é uma receita de gerações. Ler e contar histórias abre o apetite e estimula a criatividade. Assim também, o causo de Pedro Malazartes e a Sopa de Pedra – contado e recontado por diversos autores, dentre Bia Bedran (editora Ler) e Ana Maria Machado  (Companhia das Letras) – traz um sabor especial.  Este conto é inspirador para a Cozinha do MiniChef por ser tantas vezes lido e relido para cada um de meus filhos. Então vamos lá:

“- Uma vez, Pedro Malazartes, mineiro sanfoneiro, caipira famoso pela sua esperteza, foi chamado para resolver um caso interessante: as crianças de um pé de serra, lugar muito bonito e cheio de hortas e pomares bem cuidados, não queriam comer legumes e verduras de jeito nenhum (…)” o resto da história você precisa ler!


Outro livro delicioso, que faz parte de nossa história é “A Galinha Ruiva”. Cheia de coragem, criatividade e determinação a galinha cria seus pintinhos mostrando o prazer e a importância do trabalho coletivo e do verdadeiro sentido do compartilhar – desde o plantio ao alimento na mesa. Uma verdadeira lição!
Vale à pena procurar estes dois títulos em nova edição, ou nas livrarias virtuais.
Ah! Eles também foram especialmente escolhidos para a contação de histórias na inauguração de nosso ateliê! Momento simbólico que guardamos com muito carinho.

Anúncios